domingo, 18 de maio de 2008

Para quem não está ligando o nome à pessoa

Anna Fortuna é atriz, bailarina, coreógrafa e humorista. Para o Pasquim 21 criou seu personagem alter-ego, a atrevida Mulher-Cartum, publicado depois pela internet.. Atualmente mantém um blog com textos humorísticos e coordena o projeto Garatuja´s, onde cartunistas brasileiros criam animações e fundos de tela para uso em celulares e desenhos para produtos numa loja virtual.

Benício é artista gráfico e um dos maiores criadores de cartazes de cinema e capas de livro do mundo. Ilustrador há 54 anos, trabalhou nas principais revistas brasileiras dos anos 60 e 70, quando então passou para a publicidade, onde além de anuncios célebres fez o projeto gráfico de eventos históricos como os Rock in Rio. Criou mais de 300 cartazes para filmes como “Dona Flor e seus Dois Maridos”, a série dos Trapalhões e praticamente todas as pornochanchadas. Fez quase duas mil capas de livro. Seu estilo realista, com doses de erotismo, tornou-se uma marca consagrada.

Ique é um dos grandes desenhistas brasileiros do momento, detentor de dois premios Esso, e um nome de bastante peso para presidir o juri de Salão Carioca. Chargista, caricaturista, escultor, tem 29 anos de profissão e há 22 anos publica suas charges diárias no Jornal do Brasil, após passar por jornais como Lance e Estadão. Ique também é redator de humor na Globo, escrevendo atualmente para o "Zorra Total".

Lobo é designer e o principal editor de quadrinhos no Rio de Janeiro, estando à frente da linha de humor & quadrinhos da Desiderata. Sócio da Livraria Dona Laura, um dos principais pontos de venda de quadrinhos na cidade. Integrou a equipe da Bienal Internacional de Quadrinhos, nos anos 90, e participou de salões anteriores na comissão de pré-seleção. Foi o produtor visual do 10º Salão Carioca.

Mariano é um veterano do desenho de humor. Chargista, cartunista, caricaturista. quadrinhista, começou sua carreira no início dos anos 70 no Pasquim. Foi o pioneiro da charge animada na televisão. Atualmente é editor do site Charge OnLine, que reproduz na internet praticamente todas as charges publicadas diariamente nos jornais brasileiros, ou seja, conhece tudo que se está fazendo em matéria de charges.