sábado, 17 de maio de 2008

Terceira seleção de caricaturistas

Estes são os caricaturistas cujas obras foram
encaminhadas para a apreciação do Grande Júri.
(pela ordem de inscrição no concurso)

Baptistão
Mattias
Brito
Glen Batoca
Camilo Riani
Gabriel Fraga
Adam Rabello
Gustavo Duarte
Gade
Celso Mathias
Joao Bosco
Fraga
Turcios
Sama
Leite
Guima
Afonso Carlos
Maria
Fernandes
Simanca
Dalcio
Lucas Leibholz
Xande
Quinho


Atenção: este é um resultado parcial e não-oficial do concurso, representando apenas a fase final de seleção, sendo inclusive publicado neste blog para acompanhamento dos artistas e não no site oficial do Salão Carioca/Funarj.

Amanhã publicaremos a seleção de quadrinhistas que foram para o Grande Júri.

Deu novamente no BrazilCartoon

Olha que coisa mais linda
mais cheia de graça

O valor da premiação, os belíssimos catálogos, a boa divulgação de todas as fases do evento, a cerimônia de premiação e os criativos troféus, sem contar a grande experiência dos organizadores que fazem questão de que tudo obedeça a criteriosa seleção e premiação dos trabalhos, valorizam aqueles que participam do evento. >A terceira seleção escolheu 28 artistas na categoria chargista e 23 para Cartunista. A categoria quadrinhos e caricatura vão ser divulgadas nas próximas atualizações do blog oficial do evento.

A velha questão dos novos

Rampazzo nos escreveu há alguns dias sobre um tema que sempre está no centro das discussões relativos aos salões de humor:

Não sei qual filosofia o pessoal da organização tem mas acredito que a função dos salões deveria ser impulsionar novos cartunistas para o mercado (já tão concorrido como o nosso) e não apenas ficar promovendo já consagrados artistas.

É lógico que o trabalho desses caras é f... mas e os novos que estão chegando não tem vez?

Apenas a opinião de um cartunista desdentado. Abraço a todos e boa sorte!


Bom, não posso escrever por todos da organização mas vou colocar aqui a minha posição pessoal, E peço que comentem a respeito.

Acho que a função principal do salão é apresentar ao público obras de qualidade, independente de quem sejam os autores, para que o público conheça e acompanhe a produção contemporânea do humor gráfico.

Mas um salão tem, sim, uma função secundário que é a de incentivar e abrir espaços para novos artistas.

Só que: ao invés de fazer um concurso para novatos - ou, como está na moda do correto, estabelecer cotas - acredito que o Carioca contribui mais para a valorização dos novos abrindo para o máximo possível de profissionais consagrados. Isto diminui a quantidade de artistas novos que acabarão aparecendo, mas os que alcançam a final (pelo seu talento), terão mais divulgação (os nomes consagrados ajudam muito nisso) e maior incentivo (afinal, chegaram lado a lado com alguns feras veteranos. Muitas vezes na frente).

Há outros salões com mais possibilidades de seleção de novatos, e estes devem participar desses salões, sempre. O Carioca é um dos eventos top do humor e seu enfoque realmente é o de um concurso para profissionais. Mas amadores e iniciantes devem participar deste salão também pois é um dos poucos trampolins disponíveis em nossa área. Onde, simultaneamente com a participação de alguns dos melhores desenhistas atuais, e de diversos veteranos, os artistas novos sempre tiveram espaço. Não porque lhes foi concedido, mas porque o conquistaram, a cada ano.

Uma das principais características do Salão Carioca tem sido justamente este da renovação.
Por exemplo: no ano passado, dos 12 premios distribuidos, sete (mais da metade) foram para artistas que nunca tinham sido premiado antes neste evento. Nomes como Maria, Wilbor, Sax, Brito, Jarbas e Leite. Junto com artistas de outras edições como Moa, Guazelli, Vilanova, Samuca e Mattias.

Não é uma estatística ocasional. No ano anterior, a tendencia foi a mesma: entre os 12 premiados, sete artistas que nunca o foram no Salão Carioca! Em 2005, a proporção foi meio a meio.
(Atentem que a cada ano o feito fica mais dfícil, pois embora surjam sempre nomes novos, em cada edição seis ou sete ótimos artistas deixam de ser inéditos no Carioca.)

E ainda há os que repetem que o Salão é uma panelinha e são sempre os mesmos premiados!

Bem, aguardemos os resultados deste ano. Falta pouco. Mas tenho certeza que vai ter gente nova subindo ao pódio.

Deu no Globo Niterói

A cara do humor

Caricaturistas de Niterói concorrem em salão internacional e revelam como é o processo de criação

Júlia Motta

No próximo dia 2, começa o XIX Salão Carioca de Humor, que reúne, até 31 de julho, o melhor da produção de cartum, charge, caricatura e quadrinhos numa exposição na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio, e também em um catálogo. No evento, considerado o mais importante da América Latina, serão expostos dez trabalhos, selecionados entre mais de 270 inscritos de 14 países, incluindo artistas de Israel e Irã. Os nomes dos escolhidos serão divulgados nesta segunda, e entre esses candidatos há oito desenhistas de Niterói. Segundo lugar em caricatura no Salão do Humor do ano passado, Maria Helena Bastos, ou simplesmente Maria, é uma das apostas deste ano. Também concorrem os niteroienses Márcio José, o Nico; Jorge Luis Neves, o Jneves; Adam Rabello Dias, o Adam; Pedro de Luna; Alexandre Nobre; Manuel Izidro, o Izidro; e Manuel Caria Filho, o Carias. O GLOBO-Niterói Sábado conversou com quatro deles, que revelam seus segredos na hora de fazer as caricaturas. Há os que começam a desenhar pelos olhos; outros, pelo formato do rosto; e até os que escutam o argentino Astor Piazzolla para soltar a imaginação quando o processo criativo demora a engrenar. Tudo com muito humor, claro.


Maria ficou em segundo lugar no Salão Carioca do ano passsado.


Nico: doutorando em Ciências Políticas e desenhos que seguem esse viés


Izidro começa a caricatura pelos olhos: "É a parte mais expressiva do rosto".


Adam: o ilustrador prioriza o formato do rosto na hora de criar as caricaturas.

- fotos de Hipólito Pereira

clique nas imagens para ver num tamanho maior

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Terceira seleção de chargistas

Estes são os chargistas cujas obras serão
encaminhadas para a apreciação do Grande Júri.
(pela ordem de inscrição no concurso)

Fabio Coutinho
Ronaldo
Amâncio
Hector Salas
Khalaji
Mattias
Jota A
Mineu
Onurb
Ray Costa
Steffen
Rucke
Jean Claude
Rose Araujo
Samuca
Biratan
Allan Sieber
Tiago Recchia
R Maia
Duke
Leite
Tiago Lacerda
Danilo Beyruth
Dalcio
Xande
Benett
Quinho
Vilanova

Atenção: este é um resultado parcial e não-oficial do concurso, representando apenas a fase final de seleção, sendo inclusive publicado neste blog para acompanhamento dos artistas e não no site oficial do Salão Carioca/Funarj.

Amanhã publicaremos a seleção de caricaturistas que irão para o Grande Júri.

A volta do Mattias novamente!

Desta vez, Mattias recebeu o Premio de Bronze no concurso Red-Man, na China, com esta caricatura:


A graça das mulheres

Enquanto alguns se divertem espicaçando Mattias
(por exemplo, nos comentários deste post)

outros colaboram na discussão de temas realmente interessantes
como na questão que lancei neste post
por que há tão pouco mulheres no desenho de humor?

Zé Roberto comentou que mulheres há, o que faltam são oportunidades:

Apesar dessa coisa que a gente sempre escuta de que as mulheres quase não atuam no humor gráfico, acho que a culpa cai mesmo sobre os editores e sobre (me perdoe o Rick) os organizadores de eventos do gênero.

No Brasil, temos, atuando com alguma regularidade, artistas como Yara Souza, Cida Calú, Mariza, Ciça, Thaís Linhares, Massarani e mais um monte de meninas e jovens senhoras. Acho que uma das formas de desmistificar isso, seria o Salão Carioca convidar para as próximas edições, alguns desses nomes para compor o corpo de jurados, ou mesmo para as homenagens. É um absurdo que uma artista da qualidade da Mariza esteja praticamente esquecida desse meio. Ela mereceria uma super homenagem, com uma exposição retrospectiva. Falei! Abraços a todos!



Quanto às mulheres juradas,
Teresa Souza, da equipe do Salão Carioca, esclarece:

Nos últimos dois anos tivemos mulheres no corpo de jurados do Carioca, exatamente por percebermos que o olhar feminino sempre faz a diferença.
Este ano temos várias mulheres inscritas, mais do que no ano anterior.
De qualquer forma ainda é uma "turma" composta por sua maioria de homens. Igual ao futebol.

Mas quando são boas, elas sobressaem brilhantemente.
Quem sabe no próximo ano passaremos de uma para duas mulheres no juri. Teremos assim um equilíbrio, quase perfeito...


Mattias, como sempre, também comentou este assunto,
mas vamos abrir para as mulheres comentarem:

Sou cartunista. E mulher de verdade. Tenho a personagem Amely, que é uma boneca inflável que vem com dois "erros" de fabricação: ela pensa e fala. Trata das questões mais dramáticas da vida da mulher.

Talvez por conta da sociedade machista, seja um erro ainda a mulher pensar. Pensar com humor ainda gera preconceito e muita admiração quando parte da mulher a manifestação. Sinto isso por aí.

Por sorte só encontro gente fina da melhor qualidade entre os meus colegas de risco, os cartunistas. Mas realmente, encontrei poucas mulheres em mais de uma década de profissão.
Pouquíssimas. Na verdade, duas: a Ana Von Reuber e a Cibele Santos. Tem a Maitena também, mas ainda não a conheci pessoalmente.

Quase toda semana dou entrevista falando deste tema e rebato com questionamentos: Seria culpa da TPM o fato do mulherio não despertar para o humor? Culpa da sociedade machista? Da sobrecarga de tarefas? Ou a vida da mulher não tem graça mesmo?

A verdade é que não entendo como a mulher não despertou para o humor ainda. Isso não só no Brazuca mas em todo planeta.

Bem, não participei do Salão Carioca por absoluta falta de tempo. Tô de coração partido. Há alguns anos fui para o RJ como convidada do Salão, que foi inaugurado no dia internacional da mulher. Foi muito legal! Um dos melhores salões que já fui.
Querem mulher por aí? Ei, quero ir!!! Rs
Beijos a todos e a todas as poucas!



Olá! Sou Luiza, namorada do estreante no salão na categoria caricaturas David e aluna de um outro ex-concorrente, L C Rodrigues. Pois bem. Há muito estou acompanhando o salão mas hoje resolvi dar meu pitaco aqui no blog. Esse lance de homem x mulher dá pano pra manga...

Faço Design de Interiores na UFRJ e estudo lá, entre outras disciplinas, Teoria da Informação, com o professor José Augusto. Nesse ramo de análise da comunicação caímos sempre nas questões do paralelo entre os sexos. O que acontece é o seguinte: cientificamente (lembrando que a ciência está sempre aberta a excessões) mulheres tendem menos ao humor porque ele satiriza aquilo que há de contrário à normalidade. Um acidente, uma deficiência, um comportamento estranho são motivos de graça. E a mulher em geral tende à compaixão. Seu humor costuma estar atrelado às situações peculiares do seu dia-a-dia (vide Maitena).

A graça mais pura está, no orelhão de alguém, na queda que tomou na lama, na palavra errada que disse num momento importante, e mulheres tendem (novamente digo, isso é a maioria, mas há excessões, claro) a sentir pena da situação e não fazerem piada.

Porém, essas excessões costumam destacar-se por usar do humor mais refinado (nada contra os homens, pelo amor de Deus!).


Interessante essa análise comportamental da Luiza...
O que vocês acham?

Deu no BrazilCartoon

Salão Carioca está no segundo tempo, mas na primeira divisão

A 19ª edição do Salão Carioca está divulgando no Blog do evento, os nomes dos participantes que passaram para a segunda fase. As categorias foram: cartum, charge, caricatura e quadrinhos. A cada publicação o número de participantes diminui e aumenta a expectativa sobre os finalistas e premiados. Além da seriedade que a organização encara o evento, garantimos que eles estão rindo a toa com a qualidade dos trabalhos recebidos.


quinta-feira, 15 de maio de 2008

Terceira seleção de cartunistas

Estes são os cartunistas cujas obras serão encaminhadas para a apreciação do Grande Júri.
(pela ordem de inscrição no concurso)

Kazanevsky
Ronaldo
Stevz
Khalaji
Hemeterio
Mattias
Jota A
Onurb
Ray Costa
Paulo Emmanuel
Clauro
Samuca
Jean
R Maia
Leite
Dum
Lute
Duke
Santiago
Simanca
Dalcio
Arnaldo Branco
Vilanova

Atenção: este é um resultado parcial e não-oficial do concurso, representando apenas a fase final de seleção, sendo inclusive publicado neste blog para acompanhamento dos artistas e não no site oficial do Salão Carioca/Funarj.

Amanhã publicaremos a seleção de chargistas que irão para o Grande Júri.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mulher não tem graça?

No início deste blog, ao ser anunciado o concurso de desenho de humor,
Nice, do interessante blog Jogo da Dama.
nos escreveu querendo saber

E esse ano tem mulher inscrita ou só retratada?

Faz tempo que os salões tão precisando de toques, ou melhor, traços femininos...

Está é uma questão que há décadas tem sido motivo de debates na área do humor gráfico.
Só tem cartunista, chargista, caricaturista e quadrinhista homem (ou so sexo masculino).
Com raras exceções.
Entramos num novo milênio e essa situação persiste.

Na seleção inicial dos artistas inscritos para o Salão Carioca deste ano, por exemplo,
só encontrei tres mulheres: Maria, Rose Araújo e Nadia Barbosa.

Maria inclusive tornou-se a SEGUNDA mulher a ser premiada nesses 20 anos de Salão Carioca (a primeira foi Mariza, ainda nos anos 80)
quando, em 2007, nos enviou essa brilhante imagem (feita em aquarela, uma técnica difícil para a caricatura) da atleta Daiane:




Por que acontece isto?
Em outras áreas do desenho, como a ilustração - principalmente a ilustração de livros - há mais mulheres.

É uma questão de mercado?
É uma questão genética?
Existe um tipo de humor masculino e um tipo feminino?
Mulher não tem graça?

Gostaria de ouvir a opinião de voces sobre isto.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Segunda seleção de quadrinhistas

Os quadrinhistas abaixo passaram para a segunda fase de seleção do Concurso do 19º Salão Carioca.

Arouca
Badari
Benett
Buco
Daniel Lafayette
Fred Antunes
Gabriel Renner
Guazzelli
Hector Salas
Ideraldo
Jarbas
Jota A
Kayser
Lin
Marco Antonio Ferreira
Marlon Tenório
Mattias
Mineu
Rose Araujo
Scabini
Senna
Silvino
Wellington Marçal


Atenção: este é um resultado parcial e não-oficial do concurso, representando apenas a primeira seleção, sendo inclusive publicado neste blog para acompanhamento dos artistas e não no site oficial do Salão Carioca/Funarj.

A seguir: a partir de quinta e durante o fim de semana publicaremos os resultados da terceira fase de seleção, uma das mais difíceis pois somente um número limitado de obras (100) será levada ao Grande Júri, para que os jurados possam analisar com cuidado cada uma.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Segunda seleção de caricaturistas

Os caricaturistas abaixo passaram para a segunda fase de seleção do Concurso do 19º Salão Carioca.

Adam Rabello
Afonso Carlos
Alan Alves
Alexandre Fernandes
Alexandre Guimarães
Baptistão
Brito
Camilo Riani
Carlos Cruz
Celso Mathias
Dalcio
David
Diogo D´Almeida
Fernandes
Fraga
Francisco Carlos
Gabriel Fraga
Gade
Gilberto Martiniano
Glen Batoca
Guima
Gustavo Duarte
Hector Salas
Izidro
Joao Bosco
Julio Pereira
Leite
Lucas Leibholz
Luis Gustavo
Maria
Mattias
Mineu
Nadia Barbosa
Ney Lima
Pedro Caraça
Quinho
Ray Costa
Rodrigo Accioly
Rogerio Soud
Rucke
Sama
Simanca
Souza
Tiago Ferraz
Turcios
Xande

Amanhã publicaremos a lista dos quadrinhistas selecionados.

Atenção: este é um resultado parcial e não-oficial do concurso, representando apenas a primeira seleção, sendo inclusive publicado neste blog para acompanhamento dos artistas e não no site oficial do Salão Carioca/Funarj.

Linkando para todo o Brasil!!



Nós temos publicado notas sobre um ou outro participante no concurso do Salão Carioca
mas para acompanhar mais do que se está produzindo no desenho de humor brasileiro
não se esqueçam que temos uma seção de links
com uma farta seleção de sites e blogs de artistas, jornalistas, e críticos.

Clique aqui e passe para lá

Cartuns quentes

Os tres assuntos que predominaram entre as obras inscritas no concurso foram:
mosquito da dengue
crise nos alimentos
aquecimento global.

Pois Léo Valença finalizou, e publica nos próximos meses, um livro coletânea justamente sobre Aquecimento Global, reunindo desenhos de 25 artistas brasileiros. É uma parceria entre o Leo e o portal BrazilCartoon.

Conforme Valença nos escreve
O objetivo do livro é despertar uma conscientização em torno do problema e através do humor gráfico, cada artista irá expressar sua visão em relação à preservação ambiental.




Se ficar pronto a tempo será lançado durante o Salão Carioca de Humor!

(o cartum é do Léo Valença)

A volta do Mattias

O blog permite uma agilização interessante na divulgação das notícias ligadas ao Salão Carioca ou ao desenho brasileiro. E o blog do Salão Carioca está ligadíssimo!!

Mattias viu aqui no blog a notícia de que tinha sido premiado no Salão da Síria antes mesmo que os sírios lhe comunicassem a notícia!

E quanto às premiações internacionais de desenhistas brasileiros
citadas neste post
e neste post

Mattias aproveita para escrever:
É muito bom, ver que a galera continua o caminho trilhado pelo Ronaldo, Santiago, Érico Ayres, Amorim, Arionauro, Bier e tantos outros cartunistas que sempre expuseram o humor gráfico brasileiro nos mais variados concursos aqui ou no exterior. É impressionante o quanto esses cartunistas são respeitados lá fora.

Em 1998, estivemos em uma homenagem prestada pelo 37th International Cartoonfestival of Knokke~Heist, na Bélgica. E, como lá fora o perfil etário dos cartunistas é à partir dos 40 anos, ficava mais interessante ainda, ver àqueles senhores de barba e cabelos brancos em busca de fotos e autógrafos dos "nuestros compañeros".

Agora, uma nova legião vem arrebatando conquistas nos diversos salões espalhados pelo mundo. Parabéns para essa galera que, no revezamento do desenho de humor brasileiro, não deixou a pena cair. Viva nossos cartunistas!

Abraços e parabéns para a galera.

domingo, 11 de maio de 2008

Segunda seleção de chargistas

Os chargistas abaixo passaram para a segunda fase de seleção do Concurso do 19º Salão Carioca.

Alexandre Franco
Allan Sieber
Amâncio
Benett
Biratan
Dalcio
Danilo Beyruth
Duke
Edson Lovatto
Estevão
Fabio Coutinho
Hector Salas
Jahnowski-Herschel
Jean
Jean Claude
Jota A
Julio Guimarães
Julio César
Kayser
Khalaji
Leite
LOR
Makhmud Eshonkulov
Mattias
Mayrink
Mineu
Moisés
Onurb
Quinho
R Maia
Rafa Camargo
Ray Costa
Rico
Ronaldo
Rose Araujo
Rucke
Samuca
Samuel Rubens
Steffen
Tiago Lacerda
Tiago Recchia
Vilanova
Xande

Amanhã publicaremos a lista dos caricaturistas selecionados.

Atenção: este é um resultado parcial e não-oficial do concurso, representando apenas a primeira seleção, sendo inclusive publicado neste blog para acompanhamento dos artistas e não no site oficial do Salão Carioca/Funarj.

E tem mais

A excelência dos desenhistas de humor brasileiros é impressionante.
E reconhecido internacionalmente.

Esta qualidade se reflete no próprio concurso do 19º Salão Carioca de Humor.
Só nestes primeiros dias de maio, alguns artistas que participam deste concurso estão sendo premiados em salões notórios ao redor do mundo.

Além do pessoal mencionado nesse post aqui
tem mais, tem mais:

Vilanova ganhou Menção Honrosa no 8º Concurso Internacional de Charges do Canadá, cujo tema foi "Reescrevendo a História". Esse gaucho fez uma brincadeira com o Titanic:



(clique na imagem para ver os detalhes)


Dálcio Machado, tantas vezes campeão do Carioca, e participante novamente este ano, levou o Terceiro Lugar do prestigioso e concorrido Portocartoon, em Portugal, cujo tema era "Direitos Humanos":



Os brasileiros Cau Gomez e Edu Grosso também receberam menção honrosa no mesmo evento.