sábado, 3 de maio de 2008

Rei Morto, Rei Posto

A transição política cubana não acontece somente naquela ilha
como também no universo dos desenhistas brasileiros.

Fidel Castro sempre foi figurinha repetida nos concursos de salões de humor
pela sua importancia no imaginário popular
como também por ser fácil de retratar, usando seus elementos de barba, charuto, uniforme militar, etc.

No 18º Salão Carioca, o mineiro Leite alcançou uma síntese disto com uma das caricaturas premiadas
(reparem que a barba é de barbante)





Pois bem. Entre as centenas de caricaturas inscritas no Salão Carioca deste ano, apenas duas eram de Fidel.
Já seu irmão Raul Castro, embora recém-chegado ao palco das caricaturas mundiais, foi retratado por oito artistas.

Racha no Salão Carioca!!

Uma caricatura da Mulher Melancia, numa pose bastante explícita, resultou no primeiro "racha" - lieteralmente - na equipe que organiza o 19º Salão Carioca de Humor e seu concurso internacional de desenhos. As mulheres não acharam a menor graça e os homens adoraram!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tá dando mosquito na Laura Alvim!!

A epidemia da dengue contaminou os desenhistas brasileiros. O tema foi o grande assunto do 19° Salão Carioca de Humor, em seu concurso nacional de desenho de humor. Deu muito mosquito na Casa de Cultura Laura Alvim, sede do evento. O interessante é que o vilão retratado nas charges e caricaturas de dengue, mais do que o mosquito, é o prefeito César Maia.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Trabalhando no Dia do Trabalho

Durante o feriadão prosseguem os trabalhos no Salão
agora com a pré-seleção e a segunda seleção dos inscritos no Concurso.

Teremos que filtrar os quase novecentos desenhos ao número dos 300 que serão levados ao Grande Juri que selecionará os 45 finalistas e os 12 premiados.

Não está sendo fácil.

Se pela quantidade, o número de inscritos foi menor este ano, pela qualidade, o nível está um dos melhores dos últimos tempos. Muita coisa boa e mesmo a seleção está acirrada.

Mas creio que lá pela segunda ou terça da próxima semana poderemos publicar cá neste blog os primeiros resultados parciais.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Deu na Funarj

Inscrições confirmam globalização do humor

O tradicional Salão Carioca de Humor da Casa de Cultura Laura Alvim/FUNARJ está cada vez mais internacional. Mais de 260 artistas se inscreveram no concurso, entre eles 14 desenhistas estrangeiros: Ucrânia, Indonésia, Irã, Iraque, Turquia, Grécia, Alemanha, Argentina etc. O resultado será divulgado a partir do dia 19 de maio de 2008, no site da Funarj .

Segundo a diretora da Casa de Cultura Laura Alvim, Lygia Marina de Moraes, as inscrições pela internet valorizaram o Concurso Internacional de Desenho de Humor do Salão.

- A tradição do Salão e a globalização da informação trazem cada vez mais artistas internacionais do traço para o nosso concurso. Com a utilização da internet, a qualidade dos trabalhos aumentou muito. Os jurados vão penar na seleção porque o material é de alto nível – disse Lygia Marina.

Os 60 melhores trabalhos serão expostos durante Salão, que acontece de 2 de junho a 31 de julho de 2008. Os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro: R$ 6 mil, 4 mil e 2 mil, respectivamente. Também, ganharão um troféu especialmente confeccionado para o XIX Salão Carioca de Humor.

Os trabalhos passarão por uma Comissão de Seleção, composta pela equipe organizadora do XIX Salão Carioca de Humor e por convidados especializados em desenhos de humor. Em seguida, os trabalhos selecionados serão avaliados por um júri com cinco integrantes com experiência notória em humor e artes gráficas, a ser constituído pela curadoria do Salão.

Esta é uma prova de fogo

O Salão Carioca é uma prova de fogo: ser selecionado é um desafio GANHAR É UM MILAGRE!!
Desde meus 15 anos de idade que participo enviando trabalhos e em 2005 emplaquei o primeiro priemio em charges (GRAÇAS A DEUS!!!) Vou tentar repetir a proeza!!
Abração e boa sorte pra nóis, uai!!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dever cumprido

Impressionante a sensação do "dever cumprido" depois da entrega dos trabalhos para o Salão Carioca.Rever alguns amigos, trocar muitas idéias... O papo com o Adam, Alan Souto Maior, Afonso Carlos, 1000ton, Maria, Guima, Jorge Kriok, Ray Costa e, por último um bate-papo muito bacana com o Ney Lima e os amigos no quiosque em frente à Laura Alvim... E eu chegando em casa agora, às 22:00hs. Feliz pra caramba! Abraços e sorte para todos nós.

- Mattias

É hoje só, amanhã não tem mais!!

Como disse a coluna do Ancelmo Gois, em O Globo:

Terminam hoje as inscrições para concurso do Salão Carioca de Humor.

Até a seção Pé na Areia, da revista de Domingo do JB, está falando sobre o encerramento das inscrições hoje na Laura Alvim, na praia de Ipanema.

Portanto termine logo aquele desenho que você ainda não inscreveu e corra pra mandar pelo correio ou entregar diretamente na Laura Alvim.

domingo, 27 de abril de 2008

Conheça o Desenho de Humor Brasileiro



Publicamos uma nova seção no site do Salão Carioca: LINKS.

Tanto o site quanto o blog tem como objetivo principal informar ao público e aos artistas sobre o Salão Carioca de Humor, mas queremos também que funcionem como informativos sobre a produção contemporânea do humor gráfico brasileiro.

Estamos recheando os posts aqui com links para outros blogs e sites.
E esta nova seção de LINKS no site oficial é um verdadeiro compêndio de lugares onde se possa ler e ver a respeito de charges, cartuns, caricaturas, quadrinhos, ilustrações, etc.

Ari (nosso webpublisher) criou uma página esperta onde clicando nas imagens e nos logotipos respectivos voce poderá viajar por estes lugares. Os Links dividem-se em tres seções:
a) outros salões de humor brasileiros
b) sites coletivos de artistas e de associações regionais
c) sites e blogs informativos especializados nessa área.

Esperamos que o público do Carioca explorem estes links.




adendo


Observo que não publicaremos links para sites ou blogs ou flogs individuais de artistas - pelo menos enquanto não sair o resultado do concurso.
(Para que depois não digam que privilegiamos nomes que foram premiados.)

Mas se alguém tiver sugestões de links dentro das tres áreas acima
por favor nos contate no email do salão para irmos enriquecendo essa seção.

Deu no Brazil Cartoon

O bom Humor é a praia
do XIX Salão Carioca de Humor

Nesta edição, o salão traz novidades. Uma delas é que o artista poderá fazer a pré-inscrição pela internet através do site da Funarj www.funarj.rj.gov.br/ além do blog: http://salaocarioca.blogspot.com onde você acompanha todas as etapas do evento e ainda deixa seu comentário, fazendo com que os participantes estejam mais interagidos. Outra novidade é a marca desta edição. O Salão Carioca é um evento anual promovido na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Pegue esta onda de irreverência e
criatividade que pode te dar prêmios.