quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cheio de novidades e virtualmente ilhado!!!

Colegas,
estou sem internet!!!!
Desplugado, desconectado e desesperado para contar e mostrar para voces como foi divertida a noite de abertura do Salão Carioca!

Assim que a situação internáutica se normalizar
postaremos no blog,
com fotos & fatos & fofocas da cerimonia e dos convidados.

Aguardem!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Uma apresentadora da pesada!!





A mestre de cerimônias da festa de abertura hoje na Laura Alvim,

com a entrega de premios do 19 Salao Carioca de Humor




que abre a cerimônia apresentando um show humoristico.


Vai ser muito divertido!


(Na foto, Fabiana, e a premiada mulher de burka do Hemetério)



domingo, 1 de junho de 2008

Entrevista com uma Jurada

hoje entrevistando
Anna Fortuna representante dos cartunistas






Como é ser um jurado que seleciona os finalistas de um salão de humor?

É uma trabalho de imensa responsabilidade mas também muito prazeroso. Pude constatar que a qualidade do desenho de humor brasileiro está muito acima do que eu realmente imaginava. Logicamente que nesse sentido fica difícil premiar, mas eu fiquei satisfeita com a decisão final do júri como um todo.

De um modo geral, o que voce achou do processo de seleção, das categorias, e dos finalistas que chegaram ao juri?

Gosto muito desse trabalho, de estar nos ‘bastidores’, e participando de um salão conhecido e reconhecido como esse, a gente percebe como realmente as coisas se passam. Eu nunca achei que houvesse ‘panelinha’ em salão nenhum e sendo agora jurada, menos ainda, e me pergunto o que realmente significa isso pras pessoas que acreditam nisso. Num júri de cinco pessoas como o nosso, quase que cada uma de uma geração, com uma história, referências distintas e vindo de lugares tão diferentes, como poderia haver algum tipo de combinação?

Sobre as categorias, você já publicou aqui no blog, Ricky, dei a a sugestão de textos de humor, para acolher aqueles que escrevem mas não desenham, a não ser bonecos-palitos, como eu (!).

Sobre os finalistas que chegaram ao júri, vi trabalhos realmente bons ali e outros que considerei médios, então confiei totalmente na pré-seleção do Salão.


Entre os premiados, houve algum trabalho que tivesse te cativado de maneira especial?

O julgamento sempre passa por algo também pessoal, por referências muito subjetivas. Nesse sentido, os trabalhos do Daniel Lafayette e do Jean, que são meus colaboradores na Garatuja’s, logicamente que me agradaram muito. O Lafayette tem um humor muito especial e esse prêmio pra mim é a confirmação do seu talento. Ele tem tudo pra crescer. O Jean é pra mim o maior cartunista da sua geração, o outro, de outra geração, seria o Nani, que não por acaso, também é meu colaborador. Nesse sentido também, das referências, a caricatura do Marilyn Manson, do Leite, muito me impressionou, pois pra mim esse estilo seria o futuro ideal da caricatura: poucos traços, não-realismo, reconhecimento imediato. Outro trabalho que me impressionou bastante foi a caricatura do Millôr-Lula-Molusco, do Sama, eu passei mal de tanto rir quando a vi. Esse seria outro ponto para o futuro da caricatura pra mim: tem que ter graça. Achei especialmente iluminada também a charge Pole position, do Rucke.


Entre os que não chegaram a ser premiados, você tinha algum favorito, um desenho que poderia perfeitamente estar na premiação se não fossem apenas cinco?

Gosto de muitos trabalhos ali, mas gostaria de destacar o da Maria, não poderia deixar de perceber uma mulher caricaturista que não teria outra oportunidade de ver o trabalho se não fosse o Salão. Ela já ganhou o Salão com a Daiane dos Santos e esse ano está no prêmio catálogo com uma caricatura do Juscelino. Lembro que a Ana Pinta nos chamou atenção para o seu trabalho em aquarela, então se o Salão serve como incentivo para as pessoas, que esse sirva para o seu aprimorar, em meio a tantos photoshops que vemos por aí. Nada contra, mas que nunca percamos de vista a beleza de um trabalho digamos, mais ‘artesanal’.


Qual o conselho que você daria para um artista iniciante que queira participar do próximo concurso do Salão Carioca?

O conselho que dou é: não deixem de participar, pois embora alguns ainda insistam em falar em ‘cartas marcadas’, não é o que realmente acontece. E dou o exemplo, esse ano, do Hemetério, que ninguém do júri conhecia e ninguém também se preocupou com isso. Privilegiamos o trabalho, que é realmente bom e demos o primeiro lugar em cartum a ele. Veja bem, no caso não julgamos nem o trabalho dele, e sim somente o trabalho enviado. Não deixando logicamente de perceber a excelência de um Dálcio, um Baptistão. Mas como, repito, privilegiamos o trabalho, o iniciante que é bom, vai estar ao lado do um cara que já está aí há muito tempo e também pode ser muito premiado. Isso só pode ser positivo. Acredito que premiar em salões é uma forma de incentivar a produção tanto dos iniciantes quanto de quem já está aí há algum ou muito tempo. Embora esse ano eu tenha visto o esforço da organização no sentido do incentivo, na forma dos prêmios-catálogos e maior número de trabalhos que vão participar da exposição, não dá logicamente pra premiar todo mundo nem todos os trabalhos, porque é realmente muita gente. Prêmio é importante mas não ganhar não desmerece de forma alguma ninguém pois tenho a consciência de que prêmio é uma coisa e trabalho é outra. Esse é o ponto, portanto, participem.








- fotos de Ana Pinta

(clique nas imagens para ver melhor)

Polêmicas, polêmicas

As polêmicas aqui continuam, nossos comentaristas mandam ideias, sugestoes, discutem as questoes, e, claro, brigam entre si.

Mas estamos neste fim de semana totalmente dedicados a preparar a exposicao e a cerimonia de abertura nesta segunda, dia 2, que começa às 19 horas na Casa de Cultura Laura Alvim.

Com pouco tempo para as postagens, retomaremos o ritmo normal do blog nesta terça,
com os comentarios mais interessantes
e cenas da abertura e com a entrega dos premios.

Todos os premiados estao vindo, de Teresina a Porto Alegre, passando por Perdigao!!!