quinta-feira, 26 de junho de 2008

Baptistão no Salão Carioca


Sampleado do blog do Baptistão

onde ele conta como foi sua passagem
pela abertura do Salão onde recebeu
o primeiro premio em caricatura:




Publico aqui algumas fotos da noite de abertura do XIX Salão Carioca de Humor, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
Foi muito legal estar lá e encontrar colegas de outras praças que só conhecia pela internet.
Legal também rever meus amigos cariocas Ique, Alan Souto Maior e Ricky, além do Amorim, de quem sou fã, e com quem só havia falado antes por telefone.
Nas fotos menores estão, de cima para baixo:
Ricky Goodwin, coordenador do Salão, e Lygia de Moraes, diretora da Laura Alvim;
Jean e Hemeterio;
Minêu, Duke e Hemeterio novamente.
As fotos são do Hemeterio e da Teresa Souza.

Baptistão, além de ser artista do maior talento, é uma simpatia.
Fiquei contente dele ser premiado este ano, depois de concorrer há tantos anos com ótimas caricaturas.

O interessante é que ele não levava fé em vencer com seu retrato do Pedro Cardoso (de quem acertou em cheio na expressão do rosto)
conforme conta nesse depoimento:

Um dos salões mais importantes e tradicionais do Brasil, o Carioca é também um dos filtros mais rigorosos em termos de seleção dos trabalhos.
Por isso mesmo, estou superfeliz com esse prêmio, que é inédito para mim.
O mais legal é que eu não esperava ter tanto sucesso com esse desenho, que saiu meio ao acaso.
Eu havia escolhido outro personagem, mas uma foto do Pedro me chamou a atenção e resolvi tentar com ela. Gostei de cara do primeiro esboço e resolvi apostar nele. Finalizei o desenho em tempo de enviar o original no último dia do prazo. Deu certo.
Deixo aqui os parabéns aos outros premiados, entre eles meus amigos Dálcio, Jean, Jota A., Leite, Hemetério e Minêu.