segunda-feira, 30 de junho de 2008

Deu nos jornais, nas revistas e nas colunas sociais



A FESTA DA PIADA DESENHADA

A nova edição do Salão Carioca de Humor exibe 88 trabalhos premiados.


Aquecimento global, violência e os políticos da vez inspiram os desenhistas participantes do XIX Salão Carioca de Humor. Com curadoria de Ana Pinta e Ricky Goodwin, além do júri presidido pelo cartunista Ique, foram escolhidos os 88 trabalhos que integrarão a mostra, dividida em cartuns, charges, caricaturas e quadrinhos. Apesar do nome, o concurso tem alcance internacional. Apenas um carioca, Daniel Lafayette, aparece entre os tres primeiros colocados nas quatro categorias.

Outros premiados são o cartum sem título do cearense Hemetério, que faz graça com uma mulher vestindo burka, a charge Maioridade Penal, do baiano Mineu, e as caricaturas Pedro Cardoso , do paulistano Baptistão, e Dilma Pac-Boop, criação de Osmani Simanca, cubano radicado em Salvador. Caracterizada por Simanca como a personagem dos desenhos animados Betty Boop, a ministra Dilma Roussef é a grande vedete deste salão - foi alvo de doze obras. Seu chefe, o presidente Lula, "homenageado" diversas vezes em edições anteriores, não estrelou nenhuma das obras finalistas.


Maioridade Penal, do baiano Mineu:
vencedor na categoria charge.

Outra celebridade política bastante caricaturada no passado, o ex-ditador cubano Fidel Castro, aparece em apenas dois desenhos finalistas. Seu irmão e sucessor Raul Castro, em compensação, foi irreverentemente retratado por oito artistas.





PODER DO RISO

A abertura do Salão Carioca de Humor, na Casa de Cultura Laura Alvim, teve uma participação peso-pesado do riso: a comediante Fabiana Karla, mestre-de-cerimônias da noite. Vestida à la Rapunzel, a humorista , antes da entrega dos prêmios, roubou risos em performance inspirada nos contos de fada. "Viver com a Branca de Neve era uma maravilha... aqueles anões bem-dotados. Até me relacionei com um garotinho, mas ele se envolveu com uns vilões e preferi cair fora", brincou a humorista em alusão ao episódio do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, denunciado por formação de quadrilha pelo Ministério Público Federal. "Foi quando conheci Ali Babá e os 40 ladrões e virei mulher de bandido. Hoje está super na mídia. Posso até escrever um livro", acrescentou Fabiana.


E MAIS:

Para entrar no clima do humor, os convidados recebiam uma tiara com antenas para colocar na cabeça. Lan entregou a maioria dos troféus, recusando-se a sair do palco, pois estava cercado, como o cartunista disse, "só de mulheres bonitas", como Lygia Marina, diretora da Casa de Cultura Laura Alvim, e a secretária de Cultura do Estado do Rio, Adriana Rattes, e a própria Fabiana Karla, que ao expressar à platéia a condição de "princesa de porte volumoso", fechou a apresentação com seu conhecido bordão: "Isso pooode!"




OH, QUANTA ALEGRIA!
Antenadas no riso, Adriana Rattes e Lygia Marina

- fotos de Luis César Santos




UM PROGRAMA PRA LÁ DE IRREVERENTE

Salão Carioca diverte até 31 de julho quem for
à Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.


A procura pela exposição dos finalistas do concurso internacional de desenhos do 19/ Salão Carioca de Humor, na Casa de Cultura Laura Alvim, tem sido tão grande que até o horário de visitação teve de ser estendido, agora das 13 às 20 hs. Nas duas primeiras semanas do evento, que começou no dia 2 e vai até 31 de julho, foram mais de mil visitantes, que se divertiram com os melhores quadrinhos, cartuns, charges e caricaturas inscritos.

- São 88 trabalhos, de finalistas de toda parte do país. E a qualidade da montagem de tudo isso está excelente , o que explica estarmos com a casa movimentadíssima - diz Lygia Marina, diretora da Laura Alvim.


O trabalho Millôrusco, de SAMA,
é um dos destaques da exposição.


Além da exposição, a programação do evento inclui uma agenda de shows, espetáculos, lançamentos e peças de teatro , tudo cheio de humor.

Entre as novidades deste ano, as obras também podem ser vistas na internet, com um blog diário, com a participação dos artistas e espaço para discussões.

E um detalhe importante: a entrada para a exposição é gratuita. A casa fica na Avenida Vieira Souto 176.Telefone: 2267-1647.

- Rafael Galdo