terça-feira, 6 de maio de 2008

Já começou a gritaria!!!

Bem, mais uma vez, vamos tentar responder à quantidade de reações iradas ou ponderadas que surgem após a publicação de algum resultado do Salão Carioca de Humor. Todo ano tem sido assim.

Antes de mais nada, quero agradecer a todos os que estão escrevendo com seus comentários, e aos que, mesmo sem escrever, estão acompanhando os posts do blog. Isto está sendo muito legal.

Ao contrário do que alguns comentaristas escreveram, não me irrito com as críticas, mesmo sendo algumas feitas só para atacar o evento, sem fundamento. Fiquei muito feliz com essa repercussão. A idéia do blog é justamente essa: um espaço para voces colocarem suas opiniões, sejam quais forem. E, na medida do possível, nós publicarmos também as nossas.

Como escreveu o Dálcio: O Salão Carioca mais uma vez sai na frente e quebra esta barreira entre cartunistas e organização/comissão.
Estou tentando fazer com que as pessoas percebam que o Salão Carioca não é feito somente por sua comissão organizadora mas pelos artistas também.
Quando nos anos 90 a periodicidade do evento foi interrompida, passando-se dois anos sem Salão, foi a direção da Laura Alvim mas também um mutirão dos artistas que se mobilizou para organizar uma exposição mínima que mantivesse o nome vivo.

Exemplo: no ano passado houve uma intensa discussão semelhante, no meu blog pessoal, diante dos resultados, e algumas sugestões dos comentários foram incorporadas em modificações para o regulamento de 2008.

Portanto: a colaboração de voces aqui é ótima - seja como for - e quero que se sintam à vontade para escrever sobre o que realmente pensam
(desde que seja o que realmente pensam, e não textos inventados pra agredir pelo vandalismo gratuito, ou assinar comentários com o nome de outras pessoas, como aconteceu hoje com o nome da Maria, de Niterói).

Escrito isto
creio que a maior parte da gritaria partiu de um mal-entendido.
O post abaixo não é o resultado com os finalistas e premiados do 19º Salão Carioca.
Isto só saberemos no dia 19 de maio.

Esta é uma lista parcial com os artistas que passaram pela primeira seleção e APENAS na categoria dos cartunistas. Hoje publico a lista dos chargista. E assim vamos indo para pré-selecionarmos todas as categorias.

Depois haverá ainda uma segunda seleção, mais rigorosa, e ainda depois disto uma terceira peneirada, e ainda depois disto os 120 melhores trabalhos vão para o Grande Juri, que escolherá os 45 finalistas, e ainda depois disto haverá a escolha dos 12 premiados.
Ufa! Temos um longo caminho ainda pela frente (e com muitas oportunidades para voces reclamarem, imagino).

Então por que publicar esses resultados agora, se são parciais, não são as oficiais, e o que vale mesmo só fica pronto no dia 19?

Nós recebemos centenas de artistas inscritos. Podemos fazer como a maioria dos salões e no prazo marcado anunciar apenas os finalistas. Devem ser em torno de 40 artistas.
Esses 40 saberão como foram avaliados. Mas, e as centenas de pessoas restantes?
Não ficarão imaginando: será que meu desenho foi bem recebido? Foi tão ruim que foi descartado de cara? Ou será que foi um trabalho bem-feito, que quase chegou à final e só não entrou por falta de espaço?

Isto deve acontecer principalmente com os novos talentos de que nossos comentários aqui tanto falam. Concordo, sim, que o Salão tem um papel importante no estímulo ao surgimento de novos artistas. Papel em relação não só aos que chegarem a ser finalistas mas com todos os que participaram.
Este retorno, esta avaliação, este acompanhamento do seu nome pelas etapas parciais, então - na minha opinião - é algo muito importante e deve ser aberto para que os interessados possam acompanhar.
(Se eu pudesse, sentaria com cada um e conversariamos, olha seu desenho nao entrou por isso e por isso, ou: o juri analisou seu desenho, achou isso, comentaram aquilo, etc.)

Essa listagem que publicaremos da primeira seleção representa aproximadamente metade dos artistas inscritos.
Se seu nome foi incluido é porque seus desenhos tem algum mérito e como artista voce deve ter algum valor.
Se não encontrar seu nome, nao desanime, observe depois os artistas finalistas, vá treinando e desenvolvendo seu traço e suas idéias e espero que se interesse por participar novamente no ano que vem.