terça-feira, 6 de maio de 2008

Conversando com os comentários

Gilmar Salvador está preocupado com o seguinte:

Achei um absurdo o Salão Carioca se manter imparcial depois de saber que um dos concorrentes, o Ray Costa, pode ter acesso aos trabalhos que chegaram a Casa de Cultura Laura Alvim. Achei isso uma falta de ética, de moral e além, um desrespeito com todos os demais que não estavam presentes. A IMPARCIALIDADE FOI COMPROMETIDA. E o Mattias também viu alguma coisa? Participou de alguma coisa? Não sei. Agora tudo está COMPROMETIDO. Que Deus nos abençoe!
Foi-se o tempo da Democracia!


Sua indignação deve ter ocorrido por conta de um trecho de comentário do citado Ray Costa:
A concorrencia deste ano foi muito maior do que as outras edições! Estive lá pessoalmente! E pude ver de perto! Acredito que fortes emoções viram!

Vou comentar sobre isto pois é uma acusação grave, que fala até em Democracia e o escambau. Ray Costa realmente esteve um dia na Laura Alvim, junto com uma turma de desenhistas, e permaneceram um bom tempo na entrada da casa conversando e comparando seus desenhos. Mattias escreveu um comentário detalhado descrevendo o trabalho que desenvolve com desenhistas de Realengo e outros bairros (recomendo a leitura nos comentários a este post)
Era este pessoal. Outros conhecidos deles chegaram durante à tarde e vi que conversavam sobre os desenhos que iriam inscrever. Mostrou para outros, quem quis.
Nada disto aconteceu dentro da sala de inscrições ou após os desenhos serem inscritos.

É normal colegas desenhistas trocarem ideias ou olhares sobre suas obras. No ano passado um grupo de chargistas mineiros juntou-se e enviaram todos seus trabalhos juntos, num único envelope. Um pessoal de Recife às vezes manda todos juntos.

Não tem nada a ver com o processo de inscrição. A seleção e o julgamento são realizados em sessões fechadas. Gilmar, acho que antes de fazer acusações em letras maisculas e clamar pela anulação do Salão voce deveria ter perguntado à organização do evento se é verdade que algum concorrente interferiu na inscrição de outros.