segunda-feira, 26 de maio de 2008

Deu no Diário de Natal

Amâncio o papa-prêmios potiguar

O chargista potiguar Antônio Amâncio de Oliveira Filho, 32, está se tornando um verdadeiro papa-prêmios. Dessa vez ele foi reconhecido com o prêmio catálogo do 19º Salão Carioca de Humor com a charge Bolsa Família, que será inserida no catálogo do evento e na exposição na galeria principal da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio e Janeiro, de 2 de junho a 31 de julho.

Foram mais de 900 inscrições nas quatro categorias do prêmio: cartoon, charge, quadrinho e caricatura, sendo 25 selecionados em cada uma delas por meio de três seleções. O resultado foi divulgado na segunda-feira passada. Amâncio se inscreveu também na categoria cartoon, mas na última seleção ficou apenas na categoria charge. ‘‘Eu até achava que os cartoons estavam melhores, mas acabei sendo premiado com a charge’’, surpreende-se.

Há menos de um mês Amâncio foi o primeiro colocado na Mostra Maranhense de Humor com a melhor charge nacional sobre o aquecimento global e chegou a ser finalista no World Press Cartoon, em Sintra, Portugal. Esse prêmio é considerado o Oscar do cartoon mundial e ele ficou ao lado de nomes como Paulo Caruso, Lailson e Dálcio Machado.

Para o chargista esses prêmios são um reconhecimento ao seu trabalho. ‘‘Estou sempre participando dos salões, sempre acompanhando e enviando meus trabalhos, essas premiações são conseqüência do empenho. Foi muito gratificante ser premiado seguidamente, no Maranhão e agora no Salão Carioca’’, declarou.

Há 10 anos Amâncio abraçou a profissão de chargista, como ilustrador da imprensa sindical em Natal. Seu trabalho pode ser visto no Jornal de Natal, revista Papangu, e nos nacionais Revista da Semana e Opinião Socialista. Além de já ter tido charges publicadas em revistas como Veja e Caros Amigos.